Memória/2018

Documentação Pedagógica da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia para 2019


  A Gerência de Educação Infantil apresenta o novo documento orientador Documentação Pedagógica da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Este documento tem como objetivo orientar o trabalho das instituições educacionais que atendem a Educação Infantil, da Rede Municipal de Educação de Goiânia, em relação à documentação pedagógica dos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento das crianças, assim como possibilitar maior unidade na compreensão e realização destas documentações, qualificando o atendimento das crianças de 0 a 5 anos de idade.


Atenção! Este documento entrará em vigor em 2019!



Planejamento coletivo nas Instituições Educacionais

CMEI Conjunto Vera Cruz II
Documentação Pedagógica da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia
19/10/2018


Acesse os slides 

CMEI Real Conquista

Portfólio

19/10/2018
    

Acesse os slides


CMEI Profª. Nair Lacerda Jubé Borges
Projeto de Trabalho, o que é?

19/10/2018


Acesse os slides



CMEI Vila Faiçalville
Portfólio, compreendendo um dos instrumentos de avaliação da Educação Infantil

28/09/2018



Acesse aqui os slides

CMEI Buena Vista
Portfólio como construí-lo?
28/09/2018

Acesse aqui os slides

CMEI Recanto do Saber
O desafio do uso do Portfólio como instrumento de avaliação na Educação Infantil
 e de ressignificação da prática docente
28/09/2018
Acesse aqui os slides


CMEI Clemente de Sauthier 
Diversas Linguagens na Educação Infantil, por um currículo
que amplie, diversifique e complexifique
31/08/2018

Acesse aqui os slides

CMEI Vale dos Sonhos 
Infâncias e Linguagens
15/06/2018

 
Acesse aqui os slides

CMEI Setor Aeroviário I 
Projetos de Trabalho na Educação Infantil
15/06/2018


Acesse aqui os slides

CMEI Setor União 
Projetos de Trabalho na Educação Infantil
09/03/2018
Acesse aqui os slides

Turma de Pedagogia da  PUC/GO
(06 e 07/03/2018)


REUNIÃO PARA ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
 DOS CONVÊNIOS PARCIAIS
(26/02/2018)

  • Devolutiva da sistematização dos dados referentes à escuta dos Apoios em relação à implementação de ações pedagógicas no trabalho com estas Instituições Educacionais, realizada em setembro/2017; Orientações para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico das Instituições, Propostas de ações para o desenvolvimento do trabalho em 2018. Acesse aqui os slides! 

  • Encontro com Apoios Pedagógicos que acompanham as Instituições de Convênios Parciais, para orientações a fim de subsidiar, orientar e auxiliar o acompanhamento pedagógico com foco nos critérios para planejamento e organização dos espaços, realizado em Agosto/2018. Confira aqui

II Seminário Interno da SUPPEDE - Base Nacional Comum Curricular  (BNCC): Uma Política em Construção
(20 e 21/02/2018)


  • A BNCC e as Propostas da RME: desafios para implementação  (acesse aqui os slides)


 

  • Painel Integrado - Educação Infantil (acesse aqui os slides)




3º Encontro Regional do PNAIC para os Formadores Locais 
 (Janeiro/2018)
  • Estudo do Caderno 3 - Linguagem oral e linguagem escrita na Educação Infantil: práticas e interações. 
       Objetivo: envolver as discussões sobre as culturas do escrito (diferentes materiais que circulam na sociedade e que estão presentes na linguagem escrita), semelhanças e afastamentos da linguagem oral e da linguagem escrita e suas implicações para a prática pedagógica. Escritor do dia: Bartolomeu Campos de Queirós (mala). Arte Naif: análise das imagens e identificação das linguagens presentes nas gravuras.

                        
 
 

Reunião Articulada com as Gerências e Coordenadorias Regionais de Educação da DIRPED 

   Representantes das Gerências da DIRPED realizam, quinzenalmente, encontros articulados nos quais tem como objetivo, unificar as orientações, os itens que compõem a estrutura e a nomenclatura do documento Projeto Político-Pedagógico das Instituições Educacionais, para discussão, orientações de implementação do referido documento, elaborado anualmente pelas Escolas e pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

Orientação do Anexo 2 -
 Plano de Formação na Perspectiva da Formação em Contexto

CRE CENTRAL (05/03/2018)


CRE JARBAS (01/03/2018)

CRE THOMÉ (28/02/2018)


CRE BRASIL (28/02/2018)

CRE BRETAS (27/02/2018)

Apresentação do Plano de Trabalho/2018
(01/02/2018)