Processo de reescrita do Documento Curricular do Município de Goiânia
Em 2019, seguindo o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem início na SME os trabalhos para reescrita do Documento Curricular para Goiânia.
A reescrita do Documento Curricular para o Município de Goiânia é a terceira etapa de um processo iniciado com a aprovação pelo Conselho Nacional de Educação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2017 (1ª etapa).
A segunda se refere à elaboração do Documento Curricular para Goiás (DC-GO), cuja aprovação pelo Conselho Estadual de Educação aconteceu em dezembro de 2018.
O DC-GO/2018, se apresenta após a aprovação da BNCC/2017, como a proposta de Goiás que (p. 9) "... aproxima a legislação curricular vigente em nosso país da realidade goiana...".
Esse documento norteia as definições para o trabalho com a Educação Infantil no Estado e seguindo o processo de implementação da BNCC, apoiará a elaboração do Documento Curricular para Goiânia.
A seguir estão disponibilizados, para conhecimento, alguns materiais que colaboram para a compreensão da BNCC/2017 para Educação Infantil e ainda o Documento Curricular para Goiás/2018, volume I, da Educação Infantil.
1- Base Nacional Comum Curricular/2017
Texto completo da BNCC |
1.1 - Vídeo com o professor Paulo Fochi
Nesse vídeo de 17 minutos que está disponível no link abaixo, Paulo Fochi, um dos assessores da 1ª e da 2ª versão da Base, responde algumas questões que ajudam a compreender o que foi proposto para Educação Infantil na BNCC. São elas:
O que é a Base?
Porque o arranjo curricular da Educação Infantil foi pensado a partir de Campos de Experiência?
Como pensar o planejamento na Educação Infantil, levando em consideração a organização da Base por Campos de Experiências, articulado aos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento?
Tendo a Base por referência, como afirmar a identidade da Educação Infantil e promover articulação com o Ensino Fundamental?
1.2 - Entrevista com a professora Zilma Ramos de Oliveira
Nesse vídeo de 39 minutos, disponível no link abaixo, a professora Zilma, consultora do MEC na elaboração da Base, ajuda a refletir sobre o que são os Campos de Experiências e sua relação com as aprendizagens das crianças e a prática do professor. A seguir estão algumas questões que nortearam essas reflexões:
Porque no processo de construção da Base foi feita a escolha pelos Campos de Experiências? Quais referenciais levaram a essa escolha? Qual o impacto dessa escolha na prática pedagógica?
Como compreender o conceito de experiência que está presente na Base? Como esse conceito dialoga com a prática intencional do professor?
Como organizar o planejamento considerando a inter-relação deste com os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento e com os Campos de Experiências propostos na Base?
1.3 - Materiais de apoio para Educação Infantil sobre os Campos de Experiências
Campos de Experiências - Efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil |
2- Documento Curricular para Goiás/2018
Documento Curricular para Goiás - Educação Infantil |
Conforme apresentado no DC-GO, o gráfico a seguir representa as etapas de implementação da Base, sendo a etapa atual correspondente a atualização das Propostas Pedagógicas das Redes.
Infográfico DC-GO/2018. |
A reescrita do Documento Curricular para o Município de Goiânia, para Educação Infantil, corresponde a revisão do Capítulo 2 da Proposta Político Pedagógica Infâncias e Crianças em Cena.