Para leitura online, clique na imagem. |
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia tem acompanhado o movimento existente no país pela consolidação de uma Educação Infantil que concilie a busca pela qualidade social. Dessa forma, esta gestão tem se comprometido em desenvolver diferentes ações que ampliem o acesso e a qualidade no atendimento das crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses de idade.
Nesse contexto produziu-se coletivamente a Proposta Político-Pedagógica Infâncias e Crianças em Cena: por uma Política de Educação Infantil para a Rede Municipal de Educação de Goiânia, que materializa a reflexão crítica dos profissionais que atuam e pesquisam no âmbito da primeira etapa da educação básica.
Este documento possibilita a articulação das ações políticas e pedagógicas nas instituições, subsidiando a prática e a reflexão de todos os envolvidos com a Pedagogia da Infância, uma vez que, em sua estruturação, discute as concepções de infâncias, crianças, aprendizagem e desenvolvimento humano, currículo, ação educativa e pedagógica, bem como as conquistas, desafios e perspectivas que envolvem a Educação Infantil.
Neste sentido, é necessário que esta proposta político-pedagógica seja norteadora do percurso dos diferentes sujeitos que compõem a comunidade educacional, e para tanto, está lançado o desafio a todos para torná-la um instrumento vivo, a fim de fortalecer a ação educativa e pedagógica nas instituições.
Assim, esta Secretaria reafirma cotidianamente o seu compromisso com a Educação Infantil, que tem conquistado o respeito da comunidade, devido ao trabalho responsável de seus profissionais, visando à qualidade do atendimento às crianças e suas famílias.
Professora Neyde Aparecida da Silva
Secretária de Educação de Goiânia