terça-feira, 6 de maio de 2014

Convite à leitura e reflexão...

Educativa

A revista Educativa está aberta à publicação de trabalhos que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência fundamental os seguintes eixos: teorias da educação e processos pedagógicos; história da educação, estado e políticas educacionais; sociedade, educação e cultura.



ISSN online: 1983-7771 | ISSN impresso : 1415-0492

Vol. 16, No 2 (2013)


Mário Casassanta

Como foi um dos signatários do Manifesto dos Pioneiros da educação Nova, Mário Casassanta é o homenageado na capa desta edição da Revista Educativa. Nascido, em Camanducais, Minas Gerais, em 1898, faleceu em Belo Horizonte em 1963. Mario Casasanta diplomou-se pela Escola de Farmácia de Pouso Alegre, em 1920, e pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em 1924.
Lecionou no Ginásio de Pouso Alegre e em Campinas, São Paulo e no Colégio Arnaldo e no Colégio Estadual, em Belo Horizonte. Ensinou Direito Constitucional, na Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, e Teoria Geral do Estado na Faculdade Mineira de Direito da Universidade Católica.
O educador desempenhou outras relevantes funções públicas, como inspetor geral da Instrução Pública de Minas, diretor do Departamento de Educação do então Distrito Federal, Reitor da Universidade de Minas e, por duas vezes diretor de Imprensa Oficial. Foi Inspetor-Geral da Instrução Pública de Minas Gerais nos anos de 1928 a 1931 e professor catedrático de Português do Ginásio Mineiro, em 1936. Na Universidade de Minas Gerais em 1938 foi professor de Direito Constitucional e reitor, além de ter trabalhado como Diretor da Caixa Econômica Federal e Secretário do Interior do governo de José Magalhães Pinto. Como Inspetor-Geral da Instrução Pública, Mario Casasanta realizou importantes reformas do ensino público mineiro. Pertenceu à Academia Mineira de Letras.
Entre os anos de 1956 e 1958, Mário Casasanta foi Secretário da Educação. Neste cargo, ele assinou o convenio entre o Estado de Minas Gerais e o governo norte-americano, resultando na instalação do Programa Brasileiro-Americano de Assistência ao Ensino Elementar - PABAEE - nas dependências do Instituto de Educação, então sob sua direção. O programa tinha como objetivo possibilitar o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação, dentre as quais o estudo da Psicologia aplicada à educação. Mais tarde, em parceria com Lucia Monteiro Casasanta dedicou-se ao estudo da linguagem da criança em fase escolar e a projetos de reconstrução da memória escolar no Brasil.

Sumário

Editorial

EditorialPDF
Elianda Figueiredo Arantes Tiballi, Denise Silva Araújo171-173

Apresentação

Infâncias e CriançasRESUMO PDF
Romilson Martins Siqueira175-176

Artigos Temáticos

Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da CriançaRESUMO PDF
Romilson Martins Siqueira177-200
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das criançasRESUMO PDF
Natália Fernandes, Natália Fernandes201-216
Ação Social e Participação no Contexto da CrecheRESUMO PDF
Ângela maria Scalabrin Coutinho217-228
O Direito à Participação das Crianças na Educação InfantilRESUMO PDF
Kátia Adair Agostinho229-244
Subjetividade, Alteridade, Educação Infantil: problematizações à luz da teoria histórico-culturalRESUMO PDF
Andréa Vieira Zanella245-258
A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na InfânciaRESUMO PDF
Sônia Santana da Costa259-270
Apreciação Estética: por uma educação do olharRESUMO PDF
Keila Andrea Santiago Oliveira271-284
A Sexualidade da Criança no Cotidiano da Instituição InfantilRESUMO PDF
Jennifer Martins Silveira285-296
Educação Sexual no Desenvolvimento InfantilRESUMO PDF
Teresa Cristina Barbo Siqueira, Paula Maria Trabuco297-318

Temas em Debate

Concepções Sobre Inteligência de Professores UniversitáriosRESUMO PDF
Gustavo Villamizar Acevedo, Roberto Donoso Torres319-335
Representações Sociais Sobre Educação Infantil e Formação dos Docentes: o que dizem as pesquisas em educação no período de 2005 a 2011?RESUMO PDF
Jaqueline Cristina Massucato, Heloisa Helena Oliveira de Azevedo337-358
O Legado do Movimento de Educação de Base (MEB) Goiás: contribuições para a constituição da extensão universitária no BrasilRESUMO PDF
José Pereira Peixoto, Carolina Rezende de Souza359-369
A Participação do Estado: a política de financiamento da educação no BrasilRESUMO PDF
Maria Esperança Fernandes Carneiro, Maria Cristina Dutra Mesquita371-389

Ponto de Vista

La Política de Inclusión en el País VascoPDF
Pedro Maria Sánchez Amado391-407
Espaços e LinhasPDF
José Ternes409-411
A Técnica da Observação nas Ciências HumanasPDF
Marcos Antonio da Silva413-423


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