Educativa
A revista Educativa está aberta à publicação de trabalhos que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência fundamental os seguintes eixos: teorias da educação e processos pedagógicos; história da educação, estado e políticas educacionais; sociedade, educação e cultura.
ISSN online: 1983-7771 | ISSN impresso : 1415-0492
Vol. 16, No 2 (2013)
Mário Casassanta
Como foi um dos signatários do Manifesto dos Pioneiros da educação Nova, Mário Casassanta é o homenageado na capa desta edição da Revista Educativa. Nascido, em Camanducais, Minas Gerais, em 1898, faleceu em Belo Horizonte em 1963. Mario Casasanta diplomou-se pela Escola de Farmácia de Pouso Alegre, em 1920, e pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em 1924.
Lecionou no Ginásio de Pouso Alegre e em Campinas, São Paulo e no Colégio Arnaldo e no Colégio Estadual, em Belo Horizonte. Ensinou Direito Constitucional, na Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, e Teoria Geral do Estado na Faculdade Mineira de Direito da Universidade Católica.
O educador desempenhou outras relevantes funções públicas, como inspetor geral da Instrução Pública de Minas, diretor do Departamento de Educação do então Distrito Federal, Reitor da Universidade de Minas e, por duas vezes diretor de Imprensa Oficial. Foi Inspetor-Geral da Instrução Pública de Minas Gerais nos anos de 1928 a 1931 e professor catedrático de Português do Ginásio Mineiro, em 1936. Na Universidade de Minas Gerais em 1938 foi professor de Direito Constitucional e reitor, além de ter trabalhado como Diretor da Caixa Econômica Federal e Secretário do Interior do governo de José Magalhães Pinto. Como Inspetor-Geral da Instrução Pública, Mario Casasanta realizou importantes reformas do ensino público mineiro. Pertenceu à Academia Mineira de Letras.
Entre os anos de 1956 e 1958, Mário Casasanta foi Secretário da Educação. Neste cargo, ele assinou o convenio entre o Estado de Minas Gerais e o governo norte-americano, resultando na instalação do Programa Brasileiro-Americano de Assistência ao Ensino Elementar - PABAEE - nas dependências do Instituto de Educação, então sob sua direção. O programa tinha como objetivo possibilitar o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação, dentre as quais o estudo da Psicologia aplicada à educação. Mais tarde, em parceria com Lucia Monteiro Casasanta dedicou-se ao estudo da linguagem da criança em fase escolar e a projetos de reconstrução da memória escolar no Brasil.
Sumário
Editorial
Editorial | PDF |
Elianda Figueiredo Arantes Tiballi, Denise Silva Araújo | 171-173 |
Apresentação
Infâncias e Crianças | RESUMO PDF |
Romilson Martins Siqueira | 175-176 |
Artigos Temáticos
Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança | RESUMO PDF |
Romilson Martins Siqueira | 177-200 |
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças | RESUMO PDF |
Natália Fernandes, Natália Fernandes | 201-216 |
Ação Social e Participação no Contexto da Creche | RESUMO PDF |
Ângela maria Scalabrin Coutinho | 217-228 |
O Direito à Participação das Crianças na Educação Infantil | RESUMO PDF |
Kátia Adair Agostinho | 229-244 |
Subjetividade, Alteridade, Educação Infantil: problematizações à luz da teoria histórico-cultural | RESUMO PDF |
Andréa Vieira Zanella | 245-258 |
A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância | RESUMO PDF |
Sônia Santana da Costa | 259-270 |
Apreciação Estética: por uma educação do olhar | RESUMO PDF |
Keila Andrea Santiago Oliveira | 271-284 |
A Sexualidade da Criança no Cotidiano da Instituição Infantil | RESUMO PDF |
Jennifer Martins Silveira | 285-296 |
Educação Sexual no Desenvolvimento Infantil | RESUMO PDF |
Teresa Cristina Barbo Siqueira, Paula Maria Trabuco | 297-318 |
Temas em Debate
Concepções Sobre Inteligência de Professores Universitários | RESUMO PDF |
Gustavo Villamizar Acevedo, Roberto Donoso Torres | 319-335 |
Representações Sociais Sobre Educação Infantil e Formação dos Docentes: o que dizem as pesquisas em educação no período de 2005 a 2011? | RESUMO PDF |
Jaqueline Cristina Massucato, Heloisa Helena Oliveira de Azevedo | 337-358 |
O Legado do Movimento de Educação de Base (MEB) Goiás: contribuições para a constituição da extensão universitária no Brasil | RESUMO PDF |
José Pereira Peixoto, Carolina Rezende de Souza | 359-369 |
A Participação do Estado: a política de financiamento da educação no Brasil | RESUMO PDF |
Maria Esperança Fernandes Carneiro, Maria Cristina Dutra Mesquita | 371-389 |
Ponto de Vista
La Política de Inclusión en el País Vasco | PDF |
Pedro Maria Sánchez Amado | 391-407 |
Espaços e Linhas | PDF |
José Ternes | 409-411 |
A Técnica da Observação nas Ciências Humanas | PDF |
Marcos Antonio da Silva | 413-423
|
EDUCATIVA | Revista do Departamento de Educação | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | ISSN 1983-7771 | Qualis B2