Abertura Oficial da 1ª Semana do Bebê dia 22 de agosto de 2018 com o IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Infância no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica - GO.
Abertura da 1ª Semana do Bebê no Centro Municipal de Educação Infantil Goiânia Viva, dia 03 de setembro de 2018.
Na exposição "Espaços para Sentir, Brincar e Explorar" construímos brinquedos em PVC que foram para as instituições de forma itinerante. Confira os projetos e faça na sua instituição:
Exposição "Luz, Câmera: os Bebês em Ação"
(Fotos coletadas nos CMEI Atheneu, CMEI Goiânia Viva, CMEI Morada do Sol, CMEI Santos Dumont, CMEI Suely Pascoal)
Registros da continuidade das Ações da Semana do Bebê no CMEI Santos Dumont
No dia 06 de setembro de 2018, as ações da 1ª Semana do Bebê de Goiânia deram continuidade no CMEI Santos Dumont, contando com a participação das famílias, crianças e profissionais na "Contação de histórias" com a participação dos professores Alexandre e Omelete, da Gerência de Projetos.
Registros da Continuidade das Ações da Semana do Bebê no CEI Suely Paschoal
No dia 05 de setembro de 2018, as ações da 1ª Semana do Bebê de Goiânia deram continuidade no CEI Suely Paschoal, contando com a participação das famílias, crianças e profissionais na "Dança Mãe e Bebê" realizada pela professora Sara Caroliny.
Registros da continuidade das Ações da Semana do Bebê no CMEI Morada do Sol
No dia 04 de setembro de 2018, as ações da 1ª Semana do Bebê de Goiânia deram continuidade no CMEI Morada do Sol e contou com a participação das crianças, famílias e profissionais no "Espaço Saúde" e "Colo com Leitura."
⤇ Confira aqui alguns dos nossos registros:
A Agenda de Ações da 2ª Semana do Bebê de Goiânia é uma iniciativa que procura ampliar a atuação de diferentes setores da sociedade, ligados à educação, cultura, saúde e lazer, em prol da garantia do atendimento integral aos direitos das crianças da Primeiríssima Infância.
Os proponentes que fizeram inscrição a partir do Edital Público de Chamamento, nº 002/2019 do Diário Oficial do Município - Edição Nº 7116, de 13 de agosto de 2019, desenvolverão ações envolvendo os bebês e crianças bem pequenas e/ou os profissionais e as famílias, em propostas que, direta ou indiretamente, favoreçam os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos. Essas ações poderão ser realizadas ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro de 2019, nos Centros Municipais de Educação Infantil e Centros de Educação Infantil parceiros.
As instituições que desejarem receber uma dessas ações deve conhecer as propostas descritas abaixo, os critérios definidos pelo proponente para realização da ação e enviar a solicitação via link do Google Drive que está no final dessa postagem, até o dia 13/09 (sexta-feira), apresentando até 5 opções de proponentes.
Conheça a seguir as propostas que estão participando da Agenda de Ações desse ano.
1 - Música em família
| |
Proponente
|
Francyelle Carla da Silva do Espaço de música Fran Ungarelli
|
Proposta de ação
|
Sequências de atividades com e sem material, todas musicadas.
|
Público indicado
|
Famílias e crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses
|
Quantidade de participantes
|
12
|
Duração da ação
|
Até 45 min
|
Espaço necessário
|
Área coberta com piso ou ambiente aberto, gramado
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
10
|
Meses para realização
|
Setembro e novembro
|
Período
|
Vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Segunda ou sexta-feira
|
2 - A importância do vínculo com o bebê na primeira infância
| |
Proponente
|
Professora Jordana de Castro – Prof. Doutora do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação/UFG. Coordenadora do Projeto Criança em Questão
|
Proposta de ação
|
Rodas de conversa sobre a importância do vínculo na primeira infância e a relevância do tema na atualidade quando as relações estão sendo negligenciadas trazendo implicações futuras para o desenvolvimento das crianças.
|
Público indicado
|
Profissionais e família
|
Quantidade de participantes
|
30
|
Duração da ação
|
1h e 30min
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento ou pátio coberto
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
5
|
Meses para realização
|
Setembro, outubro e novembro
|
Período
|
Matutino ou vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Sexta-feira
|
3 - Pequinique com a Chiquelete
| |
Proponente
|
Valquíria Duarte – Professora Mestre, Apoio da Gerência de Projetos Educacionais/SME
|
Proposta de ação
|
Contação de história utilizando imagens expostas em “varal” e materiais cênicos. Em seguida será realizada a brincadeira do “Passa Brinquedo”, encenando cantigas tradicionais. O foco da ação está em estimular a expressão e os órgãos do sentido das crianças.
|
Público indicado
|
Crianças de 0 a 3 anos
|
Quantidade de participantes
|
50
|
Duração da ação
|
Entre 20 e 30 minutos
|
Espaço necessário
|
Espaço aberto, sombreado de preferência por árvores, com possibilidade das crianças sentarem, mesmo que com auxílio de carrinhos.
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
10
|
Meses para realização
|
Setembro e Outubro
|
Período
|
Matutino ou vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Quarta, quinta ou sexta-feira
|
4 - Aleitamento materno e alimentação complementar
| |
Proponente
|
Nágila Araújo e Nair Augusta – Mestres em Nutrição, Nutricionistas da Gerência do Programa de Alimentação Escolar/SME
|
Proposta de ação
|
Abordagem com pais e profissionais sobre importância do aleitamento materno e da introdução adequada da alimentação complementar.
|
Público indicado
|
Famílias e profissionais
|
Quantidade de participantes
|
Em média 30
|
Duração da ação
|
2h
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento ou pátio coberto
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
10
|
Meses para realização
|
Outubro e novembro
|
Período
|
Matutino ou vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
De Segunda a sexta-feira
|
5 - Ações preventivas de segurança e primeiros socorros com bebês
| |
Proponente
|
Angelina Carlos Costa – Professora Pedagoga e Técnica de Segurança do Trabalho que atua na SME
|
Proposta de ação
|
Será realizada um momento de diálogo, com pais e profissionais, com relação a algumas ações preventivas de segurança que podemos adotar no nosso dia-a-dia, em seguida trabalharemos algumas manobras básicas de primeiros socorros com bebês
|
Público indicado
|
Famílias e profissionais
|
Quantidade de participantes
|
Em média 30
|
Duração da ação
|
30min
|
Espaço necessário
|
Espaço coberto, podendo ser sala de agrupamento.
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
10
|
Meses para realização
|
Setembro, outubro e novembro
|
Período
|
Matutino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Segunda ou sexta-feira
|
6 – Promoção e avaliação em saúde
| |
Proponente
|
Marislei Brasileiro - Doutora em Ciências da Saúde, Enfermeira, Professora e Apoio da Gerência de Projetos Educacionais/SME
|
Proposta de ação
|
Serão realizadas avaliações, mediante autorização dos responsáveis, das crianças com idade entre 6 meses a 3 anos: consulta de enfermagem, avaliação antropometria, cartão de vacinação e oftalmológica.
|
Público indicado
|
Crianças de 6 meses a 3 anos
|
Quantidade de participantes
|
30
|
Duração da ação
|
3h
|
Espaço necessário
|
Sala reservada
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
3
|
Meses para realização
|
Setembro, outubro e novembro
|
Período
|
Vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Segunda a sexta-feira
|
7 – Alongamento
| |
Proponente
|
Maria Thereza – Coordenadora do Centro Livre de Arte/SECULT
|
Proposta de ação
|
Alongamento: trabalha a estrutura músculo esquelética proporcionando maior agilidade, diminuindo tensões musculares e melhorando a postura.
|
Público indicado
|
Crianças de 2 e 3 anos, famílias e profissionais
|
Quantidade de participantes
|
15
|
Duração da ação
|
Até 45 minutos
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
1
|
Meses para realização
|
Outubro
|
Período
|
Vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Segunda a quinta-feira
|
8 – Psicomotricidade
| |
Proponente
|
Maria Thereza – Coordenadora do Centro Livre de Arte/SECULT
|
Proposta de ação
|
Psicomotricidade: objetiva trabalhar a psicomotricidade por atividades lúdicas, buscando organização espacial, esquema corporal e organização temporal.
|
Público indicado
|
Crianças de 2 e 3 anos, famílias e profissionais
|
Quantidade de participantes
|
15
|
Duração da ação
|
Até 45 minutos
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
1
|
Meses para realização
|
Outubro
|
Período
|
Vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Segunda a quinta-feira
|
9 – Cantar, brincar e aprender
| |
Proponente
|
Maria Thereza – Coordenadora do Centro Livre de Arte/SECULT
|
Proposta de ação
|
Cantar, Brincar e Aprender: atividades de concentração e preparação musical com ênfase na percepção auditiva e consciência corporal; brinquedos cantados com utilização de movimentação, exploração espacial e lateralidade, jogos de memória musical e vivência de músicas infantis
|
Público indicado
|
Crianças de 2 e 3 anos, famílias e profissionais
|
Quantidade de participantes
|
15
|
Duração da ação
|
Até 45 minutos
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
1
|
Meses para realização
|
Outubro
|
Período
|
Vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Segunda a quinta-feira
|
10 – Teatro Tuná
| |
Proponente
|
Joana Abreu – Professora Mestre, responsável pela ação Cena para Bebês que foi criada a partir do projeto de extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, chamado Teatro para Bebês na UFG (coordenado pela Profª. Ms. Joana Abreu), em parceria com o projeto de extensão Escritório Público, da Faculdade de Artes Visuais da mesma universidade (coordenado pela Prof. Carolina Fonseca)
|
Proposta de ação
|
Duas sessões apresentando o teatro Tuná, nas quais pensamos bebês e crianças pequenas como espectadores ativos diante de diversas poéticas artísticas.
|
Público indicado
|
Crianças de 2 e 3 anos, e profissionais
|
Quantidade de participantes
|
25 participantes
|
Duração da ação
|
Até 30 minutos
|
Espaço necessário
|
Sala ampla
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
4
|
Meses para realização
|
Outubro e novembro
|
Período
|
Matutino e vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Quarta a sexta-feira
|
11 – Instalação sensorial
| |
Proponente
|
Joana Abreu – Professora Mestre, responsável pela ação Cena para Bebês que foi criada a partir do projeto de extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, chamado Teatro para Bebês na UFG (coordenado pela Profª. Ms. Joana Abreu), em parceria com o projeto de extensão Escritório Público, da Faculdade de Artes Visuais da mesma universidade (coordenado pela Prof. Carolina Fonseca)
|
Proposta de ação
|
A proposta de Instalação Sensorial pensa os bebês e as crianças pequenas como espectadores ativos diante de diversas poéticas artísticas. Instalação Sensorial “Afetos do ar e do chão” para bebês de agrupamentos A e B: duas frentes de atuação com os bebês e as crianças pequenas e uma frente de atuação com os educadores de bebês e crianças pequenas. Três horas de visitação ininterrupta, com turnos de visitação por grupos pequenos de bebês de 0 a 2 anos.
|
Público indicado
|
Crianças de 2 e 3 anos
|
Quantidade de participantes
|
50 participantes
|
Duração da ação
|
3h de visitação
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
4
|
Meses para realização
|
Outubro
|
Período
|
Matutino e vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Quarta a sexta-feira
|
12 – Ciclo de vivências sobre arte para bebês para os profissionais
| |
Proponente
|
Joana Abreu – Professora Mestre, responsável pela ação Cena para Bebês que foi criada a partir do projeto de extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, chamado Teatro para Bebês na UFG (coordenado pela Profª. Ms. Joana Abreu), em parceria com o projeto de extensão Escritório Público, da Faculdade de Artes Visuais da mesma universidade (coordenado pela Prof. Carolina Fonseca)
|
Proposta de ação
|
Esta proposta pensa os bebês e as crianças pequenas como espectadores ativos diante de diversas poéticas artísticas.
Os educadores receberiam um Ciclo de Vivências sobre arte para bebês, cuja primeira etapa seria “Memórias e imaginação poética: conhecendo arte para bebês”.
|
Público indicado
|
Profissionais
|
Quantidade de participantes
|
30
|
Duração da ação
|
3h
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
1
|
Meses para realização
|
Outubro
|
Período
|
Matutino e vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Quarta a sexta-feira
|
13 – Diálogos sobre estímulos que favorecem os processos de aprendizagem e desenvolvimento
| |
Proponente
|
Profª Valéria Aparecida Mendonça – Diretora do Colégio Logosófico
|
Proposta de ação
|
Diálogos com as famílias e profissionais sobre os estímulos que impulsionam e favorecem os processos de aprendizagem e desenvolvimento, atuando nas possibilidades de superação e formação integral do ser humano.
|
Público indicado
|
Famílias e profissionais
|
Quantidade de participantes
|
30
|
Duração da ação
|
2h
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
10
|
Meses para realização
|
Outubro e novembro
|
Período
|
Matutino e vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Segunda, terça ou quinta-feira
|
14 – A pedagogia do cuidado: o desfralde na Educação Infantil
| |
Proponente
|
Maíra Braga Adorno Dourado - Professora Pedagoga da SME
|
Proposta de ação
|
As crianças têm frequentado cada vez mais cedo as Instituições Educacionais. Ainda bebês deixam o convívio familiar e, por este motivo, muitas conquistas importantes, como andar, balbuciar, falar... deixam de ser percebidas exclusivamente pela família e pessoas próximas às crianças e passam a ser acompanhadas também pelos(as) professores(as). Porém, destas conquistas importantes que acontecem também na instituição, o desfralde é motivo de insegurança, dúvida e ansiedade por parte das famílias e dos profissionais. Ainda nesse contexto, algumas famílias esperam que o desfralde seja realizado pelas instituições tão somente e, em contrapartida, alguns professores esperam que apenas as famílias se responsabilizem por esse processo. Então, como realizar um desfralde respeitoso com a criança, em que famílias e profissionais se tornam parceiros? Estas e outras questões serão discutidas e dialogadas nesta ação proposta.
|
Público indicado
|
Famílias e profissionais
|
Quantidade de participantes
|
A critério da instituição
|
Duração da ação
|
1h
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento ou pátio coberto
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
4
|
Meses para realização
|
Setembro e outubro
|
Período
|
Vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Segunda-feira
|
15 – Brincando e contando histórias com Sabrinna Cafué
| |
Proponente
|
Sabrinna Rodrigues Rezende - Professora Pedagoga e Apoio da Gerência de Projetos Educacionais/SME
|
Proposta de ação
|
Por meio de uma proposta interativa e dinâmica a professora Sabrinna levará a instituição contação de histórias envolvendo as crianças a participarem, dramatizando e sugerindo elementos para as histórias criadas utilizando prioritariamente brinquedos não estruturados e muita criatividade. Jogos corporais e brinquedos cantados também integrarão o momento.
|
Público indicado
|
Bebê e crianças até 3 anos, profissionais e famílias
|
Quantidade de participantes
|
A critério da instituição
|
Duração da ação
|
30 a 40 min.
|
Espaço necessário
|
Pátio ou área coberta
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
10
|
Meses para realização
|
Setembro, outubro e novembro
|
Período
|
Matutino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Quinta-feira
|
16 – Histórias, afetos, cuidados e brincadeiras no desenvolvimento infantil
| |
Proponente
|
Rosana Maria Ferreira Barros - Professora Pedagoga da SME
|
Proposta de ação
|
Palestra para pais e professores, refletindo acerca da temática proposta pela 2ª Semana do Bebê "Histórias, afetos, cuidados e brincadeiras no desenvolvimento infantil", de maneira atrativa com momentos práticos condizentes à Primeira Infância.
|
Público indicado
|
Famílias e profissionais
|
Quantidade de participantes
|
100 participantes
|
Duração da ação
|
40 min
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento ou pátio coberto
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
5
|
Meses para realização
|
Setembro, outubro e novembro
|
Período
|
Matutino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Segunda a sexta-feira
|
16 – Engenheiros da Infância
| |
Proponente
|
Daniel Fernandes Cunha - Professor Doutor da UFG, responsável pelo Projeto de Extensão Engenheiros da Infância, que fabrica brinquedos pedagógicos em materiais reaproveitáveis.
|
Proposta de ação
|
Ofertarão às instituições, quebra cabeça, dominó com formas geométricas, pequenos blocos para montagem em MDF e brinquedos não estruturados.
|
Público indicado
|
2 e 3 anos
|
Quantidade de participantes
|
20
|
Duração da ação
|
Outubro e novembro
|
Espaço necessário
|
Área coberta ou pátio coberto
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
6
|
Meses para realização
|
Outubro e novembro
|
Período
|
Matutino e vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Sexta-feira
|
17 – Musicalização infantil: brincadeira de criança
| |
Proponente
|
Luíza Rabello - Professora Pedagoga e Apoio da Gerência de Eventos/SME
|
Proposta de ação
|
Músicas e dinâmicas para crianças com o CD: Brincadeira de criança - Luíza Rabello. Objetivo: ampliar o repertório musical infantil; Socializar a partir da música; trabalhar a expressão corporal e a sensibilidade da criança...
|
Público indicado
|
6 meses a 3 anos e 11 meses
|
Quantidade de participantes
|
30
|
Duração da ação
|
Até 45 min
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento ou pátio coberto
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
10
|
Meses para realização
|
Outubro e novembro
|
Período
|
Matutino e vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Segunda a sexta-feira
|
18 – O lugar da emoção na relação pedagógica
| |
Proponente
|
Soraya Vieira Santos - Professora Doutora em Educação pela UFG, coordenadora do Projeto de Extensão "Emoções na escola: precisamos falar sobre isso" na UFG.
|
Proposta de ação
|
Palestra com objetivo de promover um momento formativo para os profissionais responsáveis pelos bebês, a fim de conscientizá-los sobre o papel da afetividade na relação pedagógica. O trabalho terá como fundamento o livro “A emoção na sala de aula”, de Ana Rita de Silva Almeida (1999).
|
Público indicado
|
Profissionais
|
Quantidade de participantes
|
30
|
Duração da ação
|
1h 30min.
|
Espaço necessário
|
Sala de agrupamento ou pátio coberto
|
Quantidade de instituições que serão contempladas
|
8
|
Meses para realização
|
Setembro e outubro
|
Período
|
Matutino e vespertino
|
Dia da semana que poderá ser realizado
|
Quarta a sexta-feira
|
Para receber uma dessas ações, envie sua solicitação clicando no link abaixo e aguarde o nosso contato:
A Gerência de Educação Infantil enviará para cada instituição a confirmação da ação que será disponibilizada, considerando a ordem de chegada das solicitações e a quantidade de ações oferecidas por cada proponente. Junto à confirmação será enviado o contato do proponente para que o(a) diretor(a) agende a melhor data e o horário para realização da ação.
Nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento - 3524.8922