A PPP da Educação Infantil, Infâncias e Crianças em Cena, afirma que as crianças se apropriam da realidade e constroem conhecimentos, por meio das brincadeiras e da exploração da imaginação. Partindo desse prisma, entendemos a brincadeira como uma atividade histórica e culturalmente constituída, que possibilita à criança compreender as situações com as quais convive contribuindo na constituição do indivíduo enquanto sujeito de uma determinada realidade. Durante as brincadeiras as crianças desempenham papéis, estabelecem e ressignificam regras construídas à priori, ou no próprio contexto do brincar, ampliando as suas possibilidades para criar, elaborar, e reconstruir sentidos sobre as experiências vividas (Goiânia, 2015, p.51-52).
Consequentemente,
as Propostas Político-Pedagógicas (PPP) das instituições
educacionais devem, necessariamente, reconhecer e considerar a
diversidade que constitui as crianças que fazem parte daquela
comunidade em seus diferentes aspectos: culturais, regionais,
socioeconômicos, étnico-raciais, linguístico, religioso e de
gênero. (Goiânia, 2015, p.92).